sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pra não dizer que não falei de flores...

É chegado o Dia dos Pais. E desde que comecei o blog, meu pai ficou muito instigado e também começou a escrever - mas no papel. Esses dias, ele me apareceu com algumas folhas amassadas, molhadas de café e pediu se eu poderia publicá-las aqui.

Eu disse que seria um grande orgulho, mas que esperaria um momento apropriado - acho que chegou!

Eu e meu pai somos o oposto - a noite e o dia, porém por muitas vezes, nos tornamos cúmplices, grandes amigos e hoje, verdadeiros parceiros.

Só eu, ele e o Senhor sabemos o que já enfrentamos juntos. Não é pai?

Mas aqui vai um texto dele - para homenageá-lo neste dia.

Nos anos 90 tive um período triste em minha vida, no qual, fui acometido por uma crise de depressão. Só quem já passou por isso, sabe do sofrimento.

Neste período conheci as abelhas. Elas entraram na minha vida por um convite de um amigo. Ele disse que me levaria a um divertimento, imaginei que seria uma festa, e ele me disse que seria um banquete. Que eu iria aprender muito observando uma família organizada.

Então, saímos em um domingo muito ensolarado. Carregados de muitos "bagulhos" - fumegadores, macacões, serragens e jornais.

No meio da floresta ele mandou que eu vestisse o macacão. Eu parecia um astronauta. A partir de agora, começaríamos a capturar as abelhas. Acompanhava tudo com muita desconfiança e, confesso, um pouco de impaciência.

Fizemos todos os procedimentos para a captura do enxame, também precisamos fugir porque elas tentaram nos atacar.

Aí começou o meu aprendizado sobre as abelhas e também a cura da minha depressão.

Comecei a observar como as abelhas trabalhavam, sua organização, estrutura familiar. Aprendi que a rainha é a grande chefe, que possuí um odor inigualável e todos na colméia, obedecem suas ordens.

Nesta época, eu fazia faculdade de biologia e aprendi muito mais sobre a natureza observando, do que na cadeira das salas de aula.

As abelhas me proporcionaram aprender sobre as flores, seus perfumes, cores e importância para o equilíbrio da natureza. Que sem as flores e, consequentemente as abelhas, não existiria muitas coisas vivas. Certas frutas não existiriam sem a polinização.

Descobri que o tempo de vida de uma abelha rainha é de aproximadamente 4 a 5 anos e de uma abelha operária é de 20 dias. Outro fato interessante é que o voo da operária, por ordem da rainha, é tão longo que pode ser comparado a uma volta ao redor de todo globo terrestre. Essa característica de se sacrificar vooando está no dna das operárias. E todas elas cumprem o propósito para o qual foram criadas.

Já as abelhas muito jovens são encarregadas de construírem as casas. É algo tão impressiontante, que todo o trabalho é realizado com uma perfeição exagonal. Todos os trabalhos de construção são perfeitamente iguais.

Talvez você possa estar se perguntando sobre o porquê das abelhas em minha vida. Mas posso declarar que observando a natureza, aprendi sobre os ciclos da vida e também sobre o equilíbrio familiar que é como em uma colméia.

Através de um homem e uma mulher surgem os filhos, netos, bisnetos e se alguém falhar nesta cadeia, haverá brigas, divórcios, adultérios, vícios e morte. E é exatamente isso que o nosso inimigo deseja - matar, roubar e destruir, tristeza, lágrimas e sangue.

As abelhas foram a minha grande distração, mas quem fez a grande diferença foi Jesus que entrou na minha vida para me arrancar da depressão e me presentear com a verdadeira paz.

"Paizinho, você é um fofo!"


2 comentários:

Humm? Pois não é?