quarta-feira, 14 de abril de 2010

Eu sou assim porque... sou FLEUMÁTICO

Eu gosto muito de aprender sobre temperamento, apesar de que – dentro da Igreja, vejo muitas pessoas fazendo do seu temperamento a sua muleta, ou seja, eu sou assim – porque tenho este temperamento, então não posso mudar.

Mas isso não é verdade – quer dizer, não podemos mudar o nosso temperamento, mas melhorá-lo, colocá-lo em tratamento é possível.

Alguns cristãos acham ainda que esse tipo de assunto é muito espiritual, mas pelo contrário, é algo que aprendemos na psicologia.

O seu temperamento é a sua maior inclinação pessoal, é aquilo que você sente e deseja, também está profundamente relacionando aos seus hábitos e aspirações.

É algo que podemos observar já em uma criança, as características fortes da sua personalidade. Aqui se encaixa muito bem esta questão – nenhum filho é como o outro, ou seja, cada um tem seu temperamento e suas características.

Segundo a psicologia existem quatro tipos de temperamento – Fleumático, Sanguíneo, Colérico e o Melancólico.

E é isso que vamos ver a partir de agora neste bloguito – um de cada vez.

Começando pelo FLEUMÁTICO.

A pessoa que possui este temperamento – geralmente é pacífica, prática, bem-humorada, leal, calma e eficiente, cumpridora de seus deveres e conservadora em seus princípios.

Quando assume uma função de liderança, estabelece o caminho que deve seguir. É bastante diplomática, também prática e muito bem humorada.

Também podendo ser calculista, temerosa, indecisa, contemplativa ao extremo, muito saudosista.

- Aí que saudade da farofa que eu comia lá no Goiás quando tinha 4 anos sentado nos banquinhos de madeira, na beira do rio da fazenda do Tio Gervásio... (me dá nos nervos!)

Todo fleumático precisa melhorar na desmotivação, na falta de vontade em continuar seus projetos e também na indecisão.

Nunca pergunte isso a um fleumático: - o que você quer comer hoje? Ele vai te contar milhares de história sobre suas comidas preferidas e vai concluir sem saber o que gostaria de jantar naquele noite.

Os Fleumáticos são pessoas de fácil convívio social, tem uma natureza tranquila e uma forma descontraída de ser. Geralmente, são simpáticos e pacificadores natos.

Encontram maneiras gentis e eficientes de tratar as pessoas, não criando atritos.

Isso eu acho bacana nos fleumáticos - não se responsabilizam por nada além daquilo que podem de fato “dar conta”. Quase nunca são estressados.

Porém, disfarçam suas emoções e amam apreciar as belas artes e as melhores coisas da vida.

Casar com um fleumático (a) é um grande tratamento – Ô!

Se você se encontrou aqui nestas descrições – comente este post (e faça uma blogueira feliz).

4 comentários:

  1. Adorei o esse post Gabi.Também adoro estudar e saber sobre temperamentos, e sem dúvida quando nós conhecemos o nosso temperamento e das pessoas que convivem conosco tudo fica mais fácil o stress é menor!Fala do sanguineo e fala bem tá? hehe...Deus abençoe Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Esse Sou eu. Aliás, adoro uma farofinha lá do Goiás...

    ResponderExcluir
  3. Com toda certeza eu sou uma fleumatica... brigar nao é comigo e não me pergunte o que quero comer... nunca saberei te responder rrrsss!!!

    ResponderExcluir
  4. Sou super, hiper, mega, power fleumática!!

    ResponderExcluir

Humm? Pois não é?