sexta-feira, 16 de abril de 2010

Eu sou assim porque... sou MELANCÓLICO

É isso aí galera – terminamos este assunto com o mais rico e confuso dos temperamentos – o Senhor Melancólico.

Às vezes, me pego pensando – por que eu Senhor? Por que justo eu tinha que ser melancólica?

Mas tenho aprendido a dominá-lo e valorizar seus pontos fortes.

Quero mandar um beijo a todos os melancólicos – se nos tornarmos solidários uns com os outros, talvez a vida fique mais fácil.

São pessoas talentosas, abnegadas e bastante perfeccionistas. No entanto, sofrem de um complexo de inferioridade que traz à tona todas as suas fraquezas. Muitas vezes, deixa-se dominar pela ira.

É representado pela sensibilidade artística, pela lealdade e pelo perfeccionismo. É também um amigo leal.

As fraquezas que este temperamento possui, podem, de outro lado, neutralizar os pontos fortes. A tendência é que seja genioso, crítico, negativista, pessimista e até egocêntrico.

Um melancólico tem a tendência natural de sacrificar-se por aquilo em que acredita. No entanto, esta característica pode conduzi-lo ao orgulho.

O complexo de inferioridade é outra característica típica do melancólico: ele tem a tendência de não se considerar capacitado para as tarefas que lhe são designadas.

"Não tenho nenhum talento, ninguém acreditará em mim, não posso falar em público, não posso fazer isso".

É importante ressaltar, e fácil perceber que o melancólico possui constante alteração de humor. É verdade, é verdade!

Por ter altos parâmetros e extremo perfeccionismo, o melancólico tem dificuldade em delegar funções (tira a mão disso aí). De outro lado, seus trabalhos são entregues com alto padrão de qualidade, boa forma, cuidado estético, precisão em alto nível.

Na escola, em atividades de grupo – nunca me deixavam apresentar os trabalhos e eu sempre tinha que fazer toda parte teórica. Chorava de raiva!

Críticas impressionam este temperamento e podem fazer, muitas vezes, com que ele não conclua sua tarefa e fique preso àquele momento.

Possui tendência a grande inteligência e capacidade para estudar. Embora não sejam falantes por natureza, quando se manifestam, não dizem coisas inexpressivas.

Na história, os grandes compositores, artistas, filósofos, teóricos, inventores tinham este temperamento.

Os grandes gênios da história são melancólicos. Viu? tem suas vantagens!

Sua excepcional habilidade de analisar tudo o capacita a diagnosticar apuradamente os obstáculos e perigos de qualquer projeto de cujo planejamento participe.

Não costuma fazer ou ter um grande número de amigos, mas revela grande fidelidade àqueles que conquista ou ainda fidelidade e lealdade às causas e questões que abraça.

É o mais rico dos temperamentos. Seu ponto forte é a sua sensibilidade e a sua tendência para a arte, a ciência, a filosofia.

Viva a gente!

Se você se encontrou aqui nestas descrições – comente este post (e faça uma blogueira feliz).

18 comentários:

  1. É isso ai Gabi!! Viva nós, lembrando que o fato de sermos reservados é confundido muitas vezes por antipatia pelas pessoas a nossa volta.

    Áhiii misericórdia, mais todo melancólico que eu conheço tem uma característica, "sobre com dor de estômago" kkkk

    ResponderExcluir
  2. ei eu naum sofro com dor de estômago hehehe
    eu me reconheci ai, nas partes do inteligenteee, nas ruins reconheci a Mariella uahuahua
    Beijos Gabi - Filipe

    ResponderExcluir
  3. Nossa Gabi... me achei aqui... nossa... eu... nossa... mas sabe... nossa...

    ResponderExcluir
  4. Sem tirar nem pôr!Se quiser me conhecer é só ler o post ....UHAUSHUAHS.
    Viva os melancólicos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Gabriella tudo bom!! Oha muto interessante esse seu pequeno artigo sobre a melâncolia e seus sintomas principais... de fato me reconhei em todos, emespecial naqueles que se refere a tendência aos estudos, ciência e filosofia, pretendo ser um grande cientista em minha área. Não é fácil ser um melancólico, a imcompreensão dos outros e a autocobrança, aliado a sentimentos de tristeza, perda, impotência diante de alguma situação, incertezas e desilusões são verdadeiros martírios que abrem profundas feridas na alma, marcas que insistem em ficar e que machucam muito num momento de crise... Sou um melancólico sim, não há o que fazer, e gostaria de expressar minha solidariedade aos demais amigos que assim como eu sabem exatamente o preço que pagamos por sermos melancólicos, algo que não escolhemos, simplesmente foi imposto pela vida, pelo destino talvez...

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu sou melancolico antes de ler isso estava chorando.Principalmete quando escuto música choro também

    ResponderExcluir
  7. nossa gabi eu me encontrei kkk

    ResponderExcluir
  8. Você retratou exatamente o meu perfil. Só descobri que sou melancólica a pouco tempo e isso vem me perturbando. Eu sei que não nasci melancólica, até a pouco tempo não era.
    Não consigo me encontrar e deixar de chorar por momentos que eu realmente não sei se são tão infelizes.

    Preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  9. quando eu soube que eu era melancólica fiquei meio desapontada, a não ser pelo fato de ser habilidoso (eu nunca achei que fosse, mas já me disseram isso, deve ser porque eu sou). Mas agora estou ficando fascinada por isso, e acho que é o melhor, tem mais qualidades, e também tem defeitos ( mas todos tem)o que me resta é viver do jeito que eu sou, melancólica... No bom sentido*---*

    ResponderExcluir
  10. Hum . . Muito Bom . . Mais Sou Um Tanto Diferente.
    Meu Pensamentos Me Machucam E Nunca Fazem Minhas Lagrimas Cairem, Sou Desenhista, Mais Muitas Vezes Pego Facas E Estiletes E Coloco No Meu Pulso, Pescoço, Etc . . Tenho Impulsos A Um Suicidio. . .
    Vejo Coisas Que ninguem Consegue Ver. Eles Falam Comigo . . E Isso Me Pertuba. Apenas Quero Ficar Em Paz . . . Mais Acho Que O Unico Jeito É Parar De Descançar . . E Dormir PRa Sempre . . .

    ResponderExcluir
  11. Olá, Gabriella.
    Adorei seu blog, e eu me encaixo perfeitamente nesse perfil.
    É muito difícil, mas tudo também tem seu lado bom.
    Beijokas!!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi boa noite, entaum acabei de descobri que sou melancolica. Estava me sentindo mt confusa e vim procurar ajuda na internet, lendo esse e mais alguns textos me identifiquei mt. Foi meio decepcionante saber que meu temperamento é melancólico mas de certa forma foi bom pois descobri que naum sou só eu que sou assim. Os melancolicos tendem a se fechar mt e naum tem mts amigos mas acho que podemos nos ajudar, naum é. Parabéns pelo post : )

    ResponderExcluir
  13. Boa noite. Gostaria de complementar dizendo que devido a nossa natureza sensível nos emocionamos com muio mais facilidade, daí o porque de nossa vida parecer uma montanha russa, ora explodindo de alegria e pouco tempo depois completamente desanimados...Também arriscaria dizer que os melancólicos são os mais propensos a ideias suicidas porque se preocupam muito com o que os outros pensam a seu respeito. Possuem um enorme desejo de serem aceitos e queridos e quando não o alcançam se sentem culpados e arrasados. Para um melancólico até mesmo uma crítica entitulada de construtiva pode ser destrutiva...

    ResponderExcluir
  14. que merda sou um doente. muito bom este post. parabéns. o bom é que sei que um dia esta coisa "vida" um dia acaba. ja fui atras dos espiritas achando que esta merda era "incosto" mas o fato é que acho este mundo uma baita bosta. agora que sei que sou um doente vou tocar meu violão nas esquinas e esperar ate quando Deus,hehehehe me levar vou aproveitar mais quando estiver de om humor. e beber mais quando estiver de saco cheio. valeu

    ResponderExcluir
  15. Encaixei-me como uma luva e uma mão...nada posso fazer, temos que viver.
    Parabéns pelo artigo

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Me identifiquei totalmente, flw pelo post.

    ResponderExcluir
  18. Desde de criança sou melancólica, gostaria talvez que tudo fosse diferente... Mais se é assim que sou e que tenho que viver, fazer o quê?!

    ResponderExcluir

Humm? Pois não é?